CAPELINHA EMPREENDE


Camargo Corrêa Infra
Localidade: São Bernardo do Campo, SP
Parceiro Operador: SEBRAE e CUFA

ICC foca no empreendedorismo como estratégia para o empoderamento de mulheres

Apesar das mulheres serem maioria na população brasileira, esse público ocupa posições de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas no país segundo a FIA. Em um cenário como esse, o empreendedorismo feminino pode se apresentar como uma alternativa para o empoderamento de mulheres e a construção de uma sociedade menos desigual, mas não é um caminho fácil a se percorrer. Enquanto homens abrem seu próprio negócio para conquistar mais liberdade, muitas mulheres brasileiras empreendem por necessidade e enfrentam mais dificuldades para estabelecerem seus negócios.
Com um olhar sempre atento às demandas da nossa sociedade, o Instituto Camargo Corrêa assumiu a missão de ajudar a fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil. O projeto Capelinha Empreende representa parte dessa missão na prática. Voltado a mulheres do bairro Jardim Capelinha, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), ele foi desenhado para despertar o empreendedorismo na juventude feminina como uma das estratégias para inclusão social e para o acesso ao mercado de trabalho, e para capacitar essas mulheres de forma que tenham sucesso nessa trajetória.
Para atingir esses objetivos, Capelinha Empreende ofereceu capacitação a 24 mulheres entre junho e agosto de 2022. Dividida em três diferentes cursos e com duração total de seis meses, a formação apresentou às participantes perspectivas de mercado em sua comunidade, orientou quanto à estruturação de negócios utilizando a metodologia Canvas (ferramenta que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existente) e ofereceu conhecimento sobre marketing, finanças, competências comportamentais, além de técnicas de criação e fabricação de bijuterias.
Ao todo, 18 mulheres concluíram a formação em empreendedorismo e 12 finalizaram o curso sobre bijuterias. Todas elas se certificaram em desenvolvimento de negócios, estando aptas a gerar renda e contribuir para o desenvolvimento da região.
Além dos resultados alcançados, o projeto teve sucesso ao promover uma importante articulação em rede, unindo os três setores da sociedade em prol do desenvolvimento local: Sebrae, Camargo Corrêa Infra e CUFA – Central Única das Favelas – de São Bernardo do Campo.