CAMINHOS DE PIRAJÁ


Camargo Corrêa Infra
Localidade: Salvador, BA
Parceiro Operador: SER

Projeto Caminhos de Pirajá impulsiona economia e fortalece liderança em Salvador

Como impulsionar a economia local e fortalecer lideranças de alto impacto, garantindo a participação da comunidade nesse percurso? O projeto Caminhos de Pirajá ajuda a responder esse questionamento. Entre setembro de 2021 e novembro de 2022, a iniciativa capacitou mais de 150 jovens e 16 líderes empreendedores do bairro de mesmo nome na cidade de Salvador (BA), área em que a Camargo Corrêa Infra (CCInfra) executa obras de ampliação do metrô municipal (Tramo III).
Os jovens, estudantes das escolas Arthur de Sales, Professor Germano Machado Neto e Cesare Casali, foram contemplados com mentoria coletiva, palestras, oficina maker e gameficadas, atividades expositivas e outras ações com foco, não apenas no empreendedorismo, mas também no desenvolvimento de um projeto de vida e das chamadas soft e hard skills (competências relacionadas ao comportamento humano e habilidades técnicas), tão valorizadas pelo mercado.
Já a capacitação dos líderes da comunidade foi dividida em oito módulos e contemplou temas variados e essenciais, como autoconhecimento, modelo de negócio, cultura e sustentabilidade, além de estratégias de como encantar o cliente, gestão financeira, elaboração de projetos, liderança e pitch (apresentação do negócio). Como resultado, empreendimentos de diferentes segmentos foram fortalecidos no bairro, desde gastronomia, turismo e moda até costura, música e fisioterapia.
Luciana Burger é um desses empreendimentos beneficiados, uma hamburgueria artesanal onde os sanduíches são montados pelos clientes. Liderado por Luciana Tavares, uma mulher periférica que tinha o sonho de empreender na área da Gastronomia, o negócio fortalece e dinamiza a região, impulsionando a economia em razão do investimento e consumo locais. Além de oferecer acesso a uma nova experiência gastronômica para os moradores do bairro, a hamburgueria já tem gerado oportunidades de trabalho para jovens, muitos deles em busca do primeiro emprego, tudo isso sem que a população precise se deslocar do território.
Larissa Dias, fisioterapeuta, é outra empreendedora que teve seu negócio fortalecido pelo projeto. Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, Larissa é responsável pela primeira clínica que conta com o método Pilates no bairro de Pirajá, onde são oferecidos, ainda, serviços das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição e Massoterapia. Mas não se trata de um negócio apenas focado no lucro para a proprietária. A clínica atende idosas de baixa renda, oferecendo a prática do Pilates como estratégia para uma melhor qualidade de vida e interação social, e ainda desenvolve projetos em parceria com alunos do curso técnico de Enfermagem de duas escolas de Salvador, atendendo a comunidade de forma gratuita.
Com lideranças e jovens direcionados e capacitados, o bairro Caminhos de Pirajá segue se desenvolvendo de forma estruturada, com uma economia local cada dia mais fortalecida e oportunidades crescentes para toda a população do território.