Instituto Camargo Corrêa realiza diagnóstico socioterritorial em suas áreas de atuação


Quando a demanda chega da comunidade para solucionar determinados problemas, cabe a nós, estruturar um projeto social e deixarmos um legado social na região.

Nessa série, vamos trazer aqui as etapas do desenvolvimento de um projeto social e, para começarmos, vamos falar do diagnóstico socioterritorial. Isso mesmo, recebida a demanda é necessário fazer uma foto da real situação com informações e dados seguros de fontes confiáveis para a essa primeira análise, etapa muito importante para a eficácia das ações e geração de impacto social positivo nas comunidades. 

4 etapas para elaboração do diagnóstico socioterritorial:

1.  Análise georreferenciada

Aqui utilizamos softwares para análises georreferenciadas para cruzamentos dos dados, ou seja, uma fotografia em tempo real de diferentes indicadores que nos permitem extrair dados atualizados das comunidades no raio de impacto do projeto.

2.  Análise de dados secundários (PNUD, ONU, BNDES, IPEA, IVS, IBGE, dados locais de prefeituras/institutos/ONGs e fundações).

A partir da primeira análise, cruzamos o nosso entendimento e conclusões com as bases de dados de órgãos públicos, institutos de pesquisa e estudos específicos que possuem projetos em andamentos, análises técnicas e dados regionais, com o intuito de criar um funil e chegarmos aos problemas reais.

3. Levantamento de políticas públicas.

Levantadas as vulnerabilidades nas etapas anteriores, é hora de bater na porta das Políticas públicas e conectar as ações e programas desenvolvidos pelo Estado. Ao analisar as políticas públicas, identificamos pontos de sinergia com as metas do projeto, onde podemos atuar como articuladores para encontrarmos a solução adequada, garantindo perenidade das ações e transformação social no longo prazo.

4. Mapeamento de stakeholders.

Essa fase identifica os diferentes atores envolvidos nos estudos realizados, completando a fase anterior. O mapeamento dos stakeholders ampliar a articulação das empresas com as comunidades, aproxima instituições sociais, clientes e fornecedores entorno da determinada causa e pode abrir as portas para a resolução de problemas sociais em conjunto. Afinal, quanto mais pessoas, melhores e maiores são os resultados!