Conheça o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) é hoje responsável pelo investimento social privado de seis empresas do Grupo MOVER: Camargo Corrêa Infra, Estaleiro Atlântico Sul, HM e Vexia. Ao atuar como vetor de ações sociais, o ICC trabalha conectando a expertise de toda a sua rede com as diferentes demandas dos territórios onde as empresas do Grupo se fazem presentes.

Seu principal conceito de atuação é a construção de conexão e de cadeia de valor do investimento social privado entre os seus públicos: parceiros operadores, investidores, voluntários e beneficiários. Todo esforço é voltado a transformar essas conexões em iniciativas, construídas em conjunto e baseadas no olhar sensível e na escuta atenta às comunidades atendidas.

O resultado é visto em ações eficazes e de relevante impacto social, sempre alinhadas com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e aderentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São iniciativas que empoderam e oferecem infraestrutura social para que pessoas se tornem protagonistas de suas histórias, transformando suas próprias vidas e impulsionando o desenvolvimento de suas comunidades.

ATUAÇÃO AO LONGO DOS 22 ANOS

+de 200 projetos
Empreendedorismo 100
Educação 95
Infraestrutura 2
Ações voluntárias +2000
GAVE's +500
Dia do Bem-Fazer 12

O Futuro em Nossas Mãos

Para fortalecer os mais de 160 produtores de cerâmica artesanal da Associação dos Artesãos do Alto Vale do Ribeira (SP), o ICC investiu em centros de produção comunitária, capacitações técnicas e gerenciais, ações de comercialização e também na divulgação da região como um importante polo de cerâmica artesanal.

Terra do Cristal – Ateliês

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade, produtividade e segurança do artesanato mineral em Cristalina (GO), o ICC implantou cinco unidades produtivas de demonstração para a Associação dos Artesãos de Cristalina e um fundo de microcrédito para o financiamento de melhorias nas 15 demais unidades de produção que já existiam.

Tecendo Inclusão – Nossa Senhora do Socorro (SE)

Com a missão de ampliar a renda dos membros da Associação Casa do Artesão, em Nossa Senhora do Socorro (SE), e promover seu crescimento sustentável, o ICC ajudou a estruturar a Casa, ofereceu capacitação técnica e apoiou a comercialização dos produtos da associação.

Cidade Integrada

O ICC auxiliou as prefeituras de Alpestre (RS), Apiaí (SP) e Guajará-Mirim (RO) com assistência técnica para o desenvolvimento de nove projetos de modernização da gestão municipal (três em cada município) a partir de demandas locais identificadas pelos gestores públicos e pela comunidade local.

Farinha de Raízes

O ICC ampliou as capacidades produtivas de Mamuna, Brito e Baracatatiua, comunidades de Alcântara (MA), fortalecendo a cadeia produtiva da mandioca e incrementando a renda de cerca de 60 famílias produtoras ao introduzir um sistema de produção eficiente e ecologicamente correto, que elevou a qualidade da mandioca e da farinha produzida.

Semeando Futuros

Para fortalecer a agricultura familiar sustentável na região de Apiaí (SP), o ICC investiu no incentivo ao uso de técnicas agroecológicas e agregou valor aos produtos por meio de certificação orgânica, beneficiando quase 50 famílias de agricultores da região. 

PDG.org On-Line

O ICC desenvolveu e fortaleceu a gestão, a governança e a transparência de 20 organizações sociais parceiras do Instituto por meio de capacitação, durante 10 meses, em 11 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás.

CoopAmerican – Rumo à Sustentabilidade

Com o propósito de consolidar e fortalecer a cooperativa CoopAmerican, do setor têxtil, em Americana (SP), o ICC estruturou um espaço comercial e produtivo para seus associados, visando a salubridade financeira e a autonomia do empreendimento, o que permitiu à cooperativa planejar sua ampliação.

Onda Empreendedora – SEBRAE

O ICC ajudou a estruturar um grupo produtivo de pequenos fabricantes de pranchas de surfe em Fortaleza (CE), contribuindo com investimento para tornar a atividade um negócio rentável, com processo produtivo modernizado e apto a gerar renda.

Tecendo Inclusão – Tucuruí (PA)

Com o propósito de tornar a Cooperativa das Costureiras Moda e Arte de Tucuruí (PA) um negócio sustentável, o ICC contribuiu com a construção e funcionamento de um centro de produção de confecção, a inserção dos produtos da cooperativa no crescente mercado regional amazônico e a formação de novas costureiras.

Formação da Rede de Proteção do Estado de Rondônia

Para fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em Porto Velho (RO), o ICC ofereceu curso de especialização em direito da criança e do adolescente para juízes, promotores, membros do Conselho Tutelar e pessoas atuantes na reformulação dos marcos legais e regulatórios referentes às medidas socioeducativas e à apuração do ato infracional.

Fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente

O ICC auxiliou na formação de técnicos e gestores da Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente para uma atuação efetiva no enfrentamento das diferentes formas de violência contra esse público em Cristalina (GO), garantindo tratamento adequado para os casos de violação de direitos e fortalecendo a prevenção por meio de um plano de mobilização para sensibilização da população quanto ao tema.

Promotores Juvenis

Contribuindo para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes na Barra do Ceará, em Fortaleza (CE), o ICC auxiliou durante o processo educativo e lúdico do Teatro Fórum na formação de 50 promotores legais juvenis. Também promoveu um curso de especialização na área da criança e adolescente para 50 pessoas que operam as instituições do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente na região.

Tempo de Empreender – Abacaxicultor

Para fazer da COOPERTAP (Cooperativa dos Produtores Rurais de Taquara, Abunã, Pau D’Arco e Penhauma) referência na produção e comercialização de abacaxi in natura para o mercado em Porto Velho (RO), o ICC atuou na otimização de processos e práticas e na garantia de condições para a comercialização da produção existente e para a expansão da capacidade produtiva, o que contribuiu para a elevação da renda das famílias cooperadas.

Tempo de Empreender – Bananicultor

Com a missão de transformar a UNICOOP (Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes) em referência na produção e comercialização de banana in natura para o mercado rondoniense em Porto Velho (RO), o ICC ajudou a garantir volume de produção e qualidade da fruta, contribuindo para a elevação da renda das famílias cooperadas.

Bordados Natividade

O ICC ajudou a consolidar a cooperativa Bordados de Natividade, no Rio de Janeiro (RJ), ampliando seu faturamento e elevando a renda das cooperadas por meio de ações comerciais, de melhorias nas técnicas de produção e design e da construção de uma unidade produtiva.

SGI (Sistema de Gestão Integrada) Verticalização

Para aprimorar a gestão das escolas públicas do município de Guajará-Mirim (RO), o ICC auxiliou na implantação da metodologia do Sistema de Gestão Integrada (SGI), que fortalece os elementos gerenciais responsáveis por um sistema capaz de produzir, consistentemente, resultados diferenciados de desempenho.

Diagnóstico Santa Maria do Itabira e Ibirit

O ICC realizou o diagnóstico da rede de serviços e proteção à infância e juventude de Ibirité e Santa Maria de Itabira (MG), tendo como foco os direitos humanos de crianças e adolescentes e subsidiando, em seguida, a formulação de um projeto de fortalecimento desses direitos.

Justa Compra

O ICC fortaleceu a comercialização e o posicionamento de produtos e serviços de 15 empreendimentos de economia solidária em 13 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Para atingir esse objetivo, desenvolveu uma plataforma de e-commerce com foco no varejo, conectando artesãos e produtores com consumidores, redes varejistas e empresas do Grupo Camargo Corrêa.

Inclusão Empreendedora – Itumbiara

Além de auxiliar na capacitação e formação dos integrantes da Associação de Catadores Estação Reciclar, de Itumbiara (GO), fortalecendo o negócio, o ICC também consolidou o serviço de coleta seletiva prestado pela organização, posicionando-o como solução alinhada com o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos do município.

Construindo o protagonismo no Xingu

O ICC capacitou agentes comunitários de saúde e jovens do município de Altamira (PA), tornando-os protagonistas de ações multiplicadoras de prevenção às violências doméstica e sexual contra crianças e adolescentes no município.

Consórcio das Artes

Para fomentar a produção e comercialização do artesanato em Laguna (SC), o ICC contribuiu com ações de melhoria na produção, qualidade, design e associativismo da Associação Arco Iris, estruturando um centro de comercialização comum para o aumento da renda dos artesãos da região.

Portal do Saber

Para fortalecer as creches do município de Jacareí (SP), o ICC ofereceu oficinas de formação para educadores, estimulando o desenvolvimento de atividades envolvendo brincadeiras e linguagens artísticas e auxiliando na construção coletiva de um projeto de ação como resultado do trabalho.

Criança Protegida, Juventude Garantida

Para uma infância mais protegida em Santa Maria de Itabira (MG), o ICC atuou na organização, estruturação e articulação da rede socioassistencial que atende crianças no município, fortalecendo as estruturas do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.

Portal do Jornal Escolar

O ICC investiu no Portal do Jornal Escolar, estrutura de apoio a secretarias de educação, escolas e professores, para que alunos da rede pública de ensino em cidades da Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e Mato Grosso participassem da produção do jornal, compartilhando conhecimento e experiência.

Potencializando Redes de Proteção Contra Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

O ICC auxiliou no processo de formação, discussão e articulação da rede de proteção de crianças e adolescentes em Laguna (SC), com vistas à prevenção, proteção e notificação da violência sexual contra esse público. 

Novos Sabores do Grama

Para fortalecer a Associação de Produtores de Alimentos Artesanais de Santo Antônio do Grama (MG), o ICC implementou melhores práticas de gestão e ajudou na criação de nova linha de produtos, esforços comerciais e adequações de infraestrutura, o que permitiu aumentar o número de beneficiados e impulsionar o crescimento da associação.

Novos Horizontes

Buscando a inclusão socioprodutiva de jovens em situação de alta vulnerabilidade social em São Paulo (SP), o ICC impulsionou o empreendedorismo e o encaminhamento dos jovens da Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância para o primeiro emprego. Para isso, adotou estratégia integrada de formação-incubação de prestadores de serviço em informática e design gráfico, junto a um programa de desenvolvimento pessoal e cultural de trabalho.

Projeto Pescar

O ICC ofereceu oportunidades de iniciação e qualificação profissional na área administrativa para jovens em situação de vulnerabilidade e residentes no entorno das plantas da InterCement em São Miguel dos Campos (Al), Campo Formoso (BA) e Nova Santa Rita (RS), contribuindo assim para o desenvolvimento pessoal e a ampliação da cidadania desses jovens.

Comunidade Empreende

O ICC identificou empreendimentos sociais de cunho produtivo no Bairro da Paz, em Salvador (BA), capacitando-os e apoiando-os em sua organização, formalização e estruturação. Além disso, contribuiu para disseminar a cultura de autodesenvolvimento na comunidade local por meio do empreendedorismo social e da participação cidadã.

Brincadique? Pelo direito ao brincar

Para contribuir para a promoção do direito ao brincar na primeira infância, o ICC atuou na qualificação de profissionais da rede de educação infantil e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios paulistas Apiaí, Itaóca, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira e Santana do Paraíso (MG).

Tempo de Empreender

Para consolidar a atuação da Cooperativa Mista de Produção Agroindustrial Familiar de Alpestre – Extremo Norte (RS) e possibilitar seu crescimento de forma planejada, o ICC atuou na implementação de melhores práticas de gestão e contribuiu com investimentos em pontos críticos na produção e comercialização do portfólio de produtos.

CEI Parque Figueira Grande

O ICC apoiou a operação e atuou na qualificação da gestão do Centro de Educação Infantil (CEI) de Parque Figueira Grande, na cidade de São Paulo (SP), garantindo o atendimento educacional a 154 crianças, de 2 a 5 anos, em período integral.

Direto do Campo

Com o objetivo de gerar renda para os agricultores de base familiar de Ibirité (MG), o ICC contribuiu com a ampliação dos canais de comercialização da AABD Rola Moça (Associação de Agricultores Agroecológicos e Biodinâmicos da Serra do Rola Moça), focando na venda direta ao consumidor.

Comunicação Jovem

Para difundir a cultura de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes nos bairros de Castanheira (Belém – PA) e Guanabara (Ananindeua – PA), o ICC facilitou a aprendizagem e multiplicação de linguagem de áudio, vídeo e teatro sobre o tema para alunos da rede pública de ensino.

Infância Saudável

O ICC contribuiu para o desenvolvimento integral de crianças filhas de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em São Paulo (SP), ao orientar e estimular as mães, desde a gestação, a desenvolverem habilidades que contribuam para o desenvolvimento e a educação de seus filhos de forma saudável, não violenta e adequada aos diferentes estágios da criança.

Mães de Primeira Viagem

O ICC desenvolveu ações de mobilização e articulação dos agentes integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, em Salvador (BA), com o objetivo de fortalecer os serviços da rede de proteção às mães adolescentes e seus parceiros, assim como oportunizar espaços de escuta e troca de experiências entre eles para estimular a maternidade e paternidade responsáveis.

Especialistas nos Direitos das Crianças

O ICC ajudou a estruturar um curso de especialização e capacitação de atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (CE). Oferecido a lideranças locais atuantes no sistema, o curso focou em melhorias nos fluxos e processos e no engajamento das comunidades.

Mobilizando a Juventude

Com a missão de incentivar o engajamento de jovens nos bairros de Pernambués e Mussurunga (BA), promovendo um ambiente favorável à garantia dos direitos das crianças e adolescentes, o ICC auxiliou na formação de lideranças jovens positivas e atuantes, combinando metodologia participativa, educação pela arte e estratégias de mobilização social.

Mães do Cabo

A missão do ICC foi fomentar o desenvolvimento e a implementação de ações que contribuíssem para a humanização do atendimento à gestante e do parto e a inserção da figura paterna no processo gestacional, consequentemente contribuindo para a redução da mortalidade infantil e materna no Bairro Ponte dos Carvalhos, em Cabo de Santo Agostinho (PE).

Trilhando os Direitos da Infância

Como forma de contribuir para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual, o ICC fortaleceu a capacidade de intervenção dos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca (MA). 

Primeiros Passos

Com a missão de contribuir para a organização, estruturação e articulação da rede socioassistencial do município de Pescaria Brava (SC), o ICC ofereceu formações e assessoria aos atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade.

Axé Buzu no Metrô de Salvador

Para efetivar direitos de crianças, adolescentes e jovens de rua nas regiões de Pernambués, Sussuarana e Calabetão, em Salvador (BA), o ICC adotou como estratégia a educação de rua, atividade organizada, sistemática e inteligente que é voltada à reintegração das famílias e à construção de projetos de vida.

Jardim das Oportunidades

Para gerar oportunidades de qualificação e colocação profissional para jovens em situação de extrema vulnerabilidade nos bairros Castanheira e Guanabara, em Belém (PA), o ICC estruturou um serviço de orientação, encaminhamento e acompanhamento desse público, favorecendo a ampliação da empregabilidade, a renda e a melhor qualidade de vida.

Casa de Silk e Gestão

Para consolidar a Associação Casa do Artesão, do município de Nossa Senhora do Socorro (SE), como um negócio social, o ICC fortaleceu sua gestão administrativa e financeira e impulsionou o crescimento sustentável da associação por meio de capacitação técnica e apoio à comercialização dos produtos.

Rumo ao Futuro

Com a responsabilidade de ampliar a oferta de qualificação socioprofissional para jovens em situação de vulnerabilidade social na Ilha do Bispo, em João Pessoa (PB), o ICC ofereceu oportunidades dignas de trabalho e renda e fortaleceu uma rede de atores locais para a sustentabilidade de suas ações na comunidade.

Do Campo para a Mesa

Para fortalecer a Associação dos Agricultores Familiares de Cajati (SP), o ICC aplicou técnicas de gestão, mercado e organização social voltadas à melhoria das práticas de produção e atuou no aporte de infraestrutura básica de beneficiamento de hortaliças e frutas, a fim de desenvolver a produção, aumentar o volume de vendas e melhorar a renda das famílias associadas.

Leite Bom no Sertão

Com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar em Brumado (BA), o ICC auxiliou no aumento da produção de leite e derivados por meio de ações técnicas e gerenciais, elevando a renda, a qualidade de vida e a autoestima dos participantes da Associação dos Pequenos e Miniprodutores e Distribuidores de Leite do Município de Brumado.

Ibirité Recicla

Para fortalecer a ASTRAPI (Associação de Trabalhadores com Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Ibirité) – MG, o ICC ampliou o serviço de coleta seletiva no município a partir da inclusão e capacitação de seus associados, e aumentou a capacidade produtiva da associação com a construção de um novo e amplo galpão.

Políticas Municipais de Formação Continuada

O ICC contribuiu para o desenvolvimento da educação básica das escolas da rede municipal de São Miguel dos Campos (AL), com ênfase na Educação Infantil e no Fundamental I, por meio de ações estratégicas fundamentais, como a implementação de uma cadeia de formação dos educadores e a mobilização política dos sujeitos sociais vinculados ao contexto educacional.

Apoio ao Bananicultor e ao Abacaxicultor

O ICC apoiou a UNICOOP (Cooperativa Agrossustentável de União Bandeirantes), de Porto Velho (RO), na estruturação de sua gestão, garantindo maior eficiência para a organização e preparando seu ambiente para a construção de um entreposto comercial, a fim de melhorar a logística do negócio.

Arte Consciente e Projeto Axé

Para efetivar os direitos de crianças, adolescentes e jovens de rua nas regiões de Pernambués e Saramandaia, em Salvador (BA), o ICC adotou como estratégia a educação de rua, atividade organizada, sistemática e inteligente que é voltada à reintegração das famílias e à construção de projetos de vida.

Empreende Juquitiba

Com a missão de fomentar a cultura empreendedora de jovens do município de Juquitiba (SP), o ICC os capacitou de forma técnica e vivencial, com cursos que incentivaram o conhecimento de práticas empreendedoras aplicáveis na criação, ampliação e inovação de negócios em segmentos de relevância local e regional.

Modernização da Gestão Pública

O ICC apoiou a Prefeitura de Pedro Leopoldo (MG) no desenvolvimento de um plano de modernização da gestão para a área de Desenvolvimento Social, ajudando a reduzir conflitos existentes e normatizar procedimentos internos.

Semeando Futuros

O ICC fortaleceu a agricultura familiar na região de Apiaí (SP) e a tornou sustentável ao estruturar uma pequena agroindústria de alimentos e oferecer formação em técnicas de processamento, conservação de produtos vegetais e gerenciamento do negócio rural.

Cata-vento

Ao participar da promoção dos direitos da primeira infância, o ICC mediou a formação de atores do Sistema de Garantia de Direitos de Ijaci (MG) em temáticas como o direito ao brincar e ao lazer, legislação e desenvolvimento integral infantil, fortalecendo o vínculo familiar e comunitário.

Itaquera Futuro

O ICC atuou no fortalecimento de empreendedores e profissionais do setor da beleza no bairro Itaquera, em São Paulo (SP), ao oferecer a eles capacitação gerencial e operacional, e ajudar a difundir técnicas de cabelo e cultura afro, com foco em oportunidades de emprego e resgate da identidade afro-brasileira.

Costurando Futuros

Para consolidar a atuação da Cooperativa Colibris, do setor têxtil, em Salvador (BA), e possibilitar seu crescimento de forma planejada, o ICC colaborou com a implementação de melhores práticas de gestão, investimentos na adequação da produção, design e comercialização do portfólio de produtos.

Inspirando para a Inclusão

Em apoio à Intercement na criação da cultura de diversidade e inclusão da pessoa com deficiência, o ICC atuou na capacitação e vivência social de seus gestores. O projeto, direcionado às unidades de Ijaci (MG), São Miguel dos Campos (AL) e Escritório Nações Unidas (SP), abrangeu palestra, workshop e programas de vivência social.

Olhares Conectados

Com o objetivo de orientar jovens para sua inserção no mundo do trabalho, o ICC promoveu oficinas de capacitação e aprendizagem prática em tecnologia digital, oferecendo um olhar técnico sobre a concepção de projetos de comunicação visual para jovens do Projeto Casulo, focado em educação e cultura, em São Paulo (SP).

Juventude Vargem Grande

O ICC promoveu o desenvolvimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade ou exclusão social no município de Vargem Grande Paulista (SP) ao oferecer aos jovens do Conselho Comunitário de Educação, Cultura e Ação Social de Cotia (SP), que também atende a região, conhecimento sobre seus direitos e deveres como cidadãos, além de formação para o mundo do trabalho.

Plano Municipal de Educação – Fase II: Monitoramento

Em apoio à Secretaria Municipal de Educação dos estados de Alagoa, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio Grande do Sul, o ICC monitorou metas prioritárias por meio de uma plataforma virtual, favoreceu o conhecimento sobre monitoramento para que a equipe local pudesse planejar e acompanhar as metas do Plano Municipal de Educação (PME) e contribuiu com estratégias estruturadas para a inclusão da comunidade no acompanhamento do plano.

Diagnóstico Socioterritorial em Salvador

O ICC realizou um diagnóstico socioterritorial em três bairros de Salvador (BA) para conhecer suas configurações, níveis de organização, relações sociais e de poder, lideranças locais, além das demandas e potencialidades territoriais, com o objetivo de compreender os problemas que a comunidade vivenciava e desenvolver propostas de resolução.

Aconchego

O ICC atuou na capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos com foco no fortalecimento de vínculos familiares, o que contribuiu para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos no município de Cajati (SP).

Programa de Apoio ao Empreendedorismo

Para implantar um programa de apoio ao empreendedorismo em territórios de vulnerabilidade na região metropolitana de São Paulo (SP), o ICC viabilizou a formação de uma rede local de apoio e atuou na seleção, capacitação e monitoria de iniciativas inovadoras de empreendimentos socioambientais.

Mel da Mata

Com a missão de fortalecer a cadeia de apicultura da COOPJUQUI (Apicultores Familiares da Cooperativa de Juquitiba) – SP, o ICC promoveu ações de aporte de infraestrutura básica, apoio técnico e gestão, aprimorando a produção e a qualidade do mel e aumentando o volume das vendas e a renda das famílias cooperadas.

Muda Jaguaré

A fim de aumentar o protagonismo dos moradores da Vila Nova Jaguaré, em São Paulo (SP), o ICC constituiu uma organização comunitária e a capacitou para que estivesse apta a administrar seus bens, serviços e recursos financeiros coletivos.

Fortalecimento Institucional – Creche Figueira Grande

Para apoiar o Centro de Educação Infantil Figueira Grande, que atende mais de 150 crianças na região do Jardim São Luís (SP), o ICC contribuiu para o fortalecimento da instituição e sua sustentabilidade financeira com uma série de atividades de capacitação voltadas ao aprimoramento das atividades operacionais, gerenciais e estratégicas da equipe responsável.

ADEFESMIC – Rumo à Sustentabilidade

Para ampliar o impacto social promovido pela ADEFSMIC (Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos) – (AL), o ICC participou da elaboração de um planejamento conjunto que direcionou a estruturação da gestão de marketing e implementou a captação de recursos da entidade, tornando-a sustentável.

Tempo de Empreender Rondônia – Da Produção à Comercialização

Em apoio à UNICOOP (Cooperativa Agrosustentável de União Bandeirantes) e à COOPERTAP (Cooperativa dos Produtores Rurais de Taquara, Abunã, Pau D’Arco e Penha), o ICC atuou na melhoria da estruturação da gestão, conferindo a elas maior organicidade e viabilizando a construção de um entreposto comercial na cidade de Porto Velho (RO), a fim de melhorar a logística e a competitividade dos negócios.

Reciclar Faz Bem

Para fortalecer a COOTPA (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá), focada na coleta e tratamento de resíduos em Ananindeua (PA), o ICC atuou no aumento da geração de renda e criação de novos postos de trabalho a partir da expansão do volume de materiais processados, o que gerou melhor qualidade de vida para os cooperados e auxiliou na preservação do meio ambiente.

Manejo da Água

O ICC implantou 60 sistemas de tratamento de efluentes em propriedades rurais no bairro dos Paulos, região do Verava, em Ibiúna (SP), dentro da microbacia do ribeirão Sorocabuçu, tornando a região ambientalmente mais sustentável.

Formação de Lideranças e Organizações Sociais

O ICC contribuiu para a sensibilização, articulação e qualificação de líderes comunitários e representantes das organizações sociais dos Bairros do Calabetão, Jardim Santo Inácio e Mata Escura, em Salvador (BA), por meio de um plano de capacitação participativo voltado ao desenvolvimento e à transformação social dessas comunidades.

Impacto ICC

O ICC auxiliou na oferta de soluções para problemas sociais e ambientais em comunidades da área de intervenção da obra do Metrô BRT Salvador (BA), a partir da criação e fortalecimento de negócios de impacto social positivo dos moradores do território.

Quilombo Empreende

Para melhorar a qualidade de vida no Quilombo Quebra-Chifre, em Riachuelo (SE), o ICC fortaleceu o associativismo, a gestão e o empreendedorismo do grupo, criou um ambiente favorável para a busca e manutenção de melhorias estruturais, sociais e de revitalização cultural e ainda apoiou na criação e desenvolvimento de negócios de pequeno porte.

Tecnologias Sustentáveis na Billings

O ICC auxiliou no desenvolvimento do bairro Parque Ideal, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), ao construir aquecedores solares de água a baixo custo e impulsionar a geração de renda dos moradores da região por meio da hidroponia e da desinfecção de água através de tecnologias sustentáveis.

Caminhos da Mata Atlântica

Com o objetivo de fortalecer a diversidade sociocultural, o empreendedorismo e a sustentabilidade da agricultura familiar nos municípios de Biguaçu, Palhoça e São José (SC), que estavam sendo incluídos nas trilhas dos Caminhos da Mata Atlântica, o ICC ajudou a implementar sinalização nas trilhas, atuou na valorização das tradições locais, ajudou a promover consciência ambiental e trabalhou na capacitação, adequação, criação e desenvolvimento de equipamentos turísticos (negócios rurais) para operadores locais.

Caminhos de Pirajá

Visando dinamizar o crescimento socioeconômico da região de Campinas de Pirajá, em Salvador (BA), o ICC desenvolveu um projeto de intervenção educativa focado na educação empreendedora, no fortalecimento de lideranças, na qualificação de empreendimentos produtivos e na articulação em rede. O projeto durou 10 meses e foi dividido em etapas, incluindo diagnóstico local, seleção de lideranças, curadoria de conteúdo, entre outras.

Transformando Vidas pela Educação

Para melhorar a qualidade de vida de jovens e adultos estudantes de Palhoça (SC), o ICC ajudou no desenvolvimento de um plano de aula baseado no diagnóstico do aluno e no mapeamento do nível de defasagem escolar, o que ajudou a impulsionar o pensamento crítico, a autoconfiança e competências socioemocionais de estudantes com idades entre 14 e 15 anos, além de adultos em formação pelo EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Mulheres Pela Vida: Seus Direitos e Sua Cidadania na Cultura de Paz

A fim de fortalecer a rede de proteção à mulher em São Paulo (SP), o ICC promoveu a formação de mulheres das comunidades do Jardim das Laranjeiras e São Rafael (SP) em direitos humanos e de gênero, gerando empoderamento e autonomia para incentivar o exercício da cidadania e contribuindo para o aumento das notificações e a diminuição da violência contra a mulher.